quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Mensageiro do Diabo (Night of the Hunter, The, 1955)


Direção: Charles Laugthon
Roteiro: Davis Grubb, James Agee, Charles Laughton
Gênero: Drama/Suspense
Origem: Estados Unidos
Duração: 93 minutos
Elenco: Robert Mitchum, Shelley Winters, Lillian Gish, James Gleason, Evelyn Varden, Peter Graves, Don Beddoe, Billy Chapin, Sally Jane Bruce, Gloria Castillo



Robert Mitchum interpreta o pastor Harry Powel, na verdade, o lobo em pele de cordeiro, assassino procurado por matar diversas viúvas com as quais se envolveu para roubar-lhes. Conhece na prisão às vésperas do cadafalso um homem que cometera assassinato e roubo de banco, e que antes de ser preso entregou o dinheiro à guarda de seus dois filhos, as crianças John e Pearl. A partir daí, a caçada se desenrola, com o maquiavélico pastor no encalço da viúva e seus filhos para tentar roubar-lhes o dinheiro.
Charles Laugthon teve uma alicerçada carreira como ator, um dos seus papéis mais marcantes foi em Spartacus de Kubrick, e como diretor, teve em seu currículo apenas dois filmes: The Man on the Eiffel Tower (1950) e The Night of the Hunter (1955). Porém, é evidente que se não acometido pela morte deixaria muitas obras sensacionais, visto que “O Mensageiro do Diabo” é um filme pouco comum, um drama que mescla suspense, terror psicológico e crítica religiosa, retratado com uma bela fotografia em B&P, cujo enquadramento de algumas cenas soa como poesia na tela. O pecado deste filme são algumas interpretações fracas, mas nada que desmereça a maestria e a obra de Charles Laugthon.

Nenhum comentário: